INFORMAÇÃO:
Na veja desta semana foi publicada uma matéria enorme sobre a Copa 2014, fiquei surpresa com o número de páginas reservada para uma matéria sobre futebol. E coincidência ou não recebi um email hoje de uma amiga de salvador comentando sobre um artigo divulgado na Terra Magazine que achei muito interessante com o seguinte tema:
Se escola fosse estádio e educação fosse Copa...
Segue pedaços do artigo e abaixo tem o link para quem quiser lê-lo por completo.
"Nesses últimos dias, meu olhar pelo noticiário nacional e não dá outra: copa do mundo, construção de estádios, ampliação de aeroportos, modernização dos meios de transportes, um frenesi em torno do tema que domina mentes e corações de dez entre dez brasileiros.
Já imaginaram se um terço desse vigor cívico-esportivo fosse canalizado para melhorar nosso ensino público? ...... por que não um esforço nacional pela educação pública de qualidade igual ao que despendemos para preparar a Copa do Mundo?
Há no Senado dois projetos engavetados: um deles prevê simplesmente a federalização do ensino público, ou seja, nosso ensino básico passaria a ser responsabilidade da União, com professores, coordenadores e corpo administrativo tendo seus planos de carreira e recebendo salários compatíveis com os de funcionários do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. O projeto está lá... parado, quieto, na gaveta de algum relator.
O outro projeto, do mesmo Cristovam Buarque, é uma verdadeira "bomba do bem".O projeto, prevê que "daqui a sete anos, todos os detentores de cargo público, do vereador ao presidente da República serão obrigados a matricular seus filhos na rede pública de ensino". E então? Já imaginaram o esforço que deputados (estaduais e federais), senadores e governadores não fariam para melhorar nossas escolas, sabendo que seus filhos, netos, iriam estudar nelas daqui a sete anos? Pois bem, esse projeto está adormecido na gaveta do senador Antônio Carlos Valladares, de Sergipe, seu relator. E não anda. E ninguém sabe dele.
Desafio ao leitor: você é capaz de, daí do seu conforto, concordando com os projetos, pegar o seu computador e passar um e-mail para o senador Valadares (antoniocarlosvaladares@senador.gov.br) pedindo que ele desengavete essa "bomba do bem"? É um ato cívico simples. Pela educação. Porque pela Copa já estamos fazendo muito mais."
Jorge Portugal é educador, poeta e apresentador de TV. Idealizou e apresenta o programa "Tô Sabendo", da TV Brasil.
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5089345-EI17956,00-Se+escola+fosse+estadio+e+educacao+fosse+Copa.html